quarta-feira, 29 de outubro de 2014

O QUE É ÁGUA

 A água é formada de dois átomos de hidrogênio (H2) e um átomo de oxigênio (O),
formando assim, a molécula H2O.
 Mas não se pode esquecer que há dois tipos de água, a Salgada e a Doce. A salgada
ocupa 99% no total destas, sendo que a doce ocupa só 1% do espaço aquático no planeta
Terra, sendo também que, apenas 0,23% deste total (estimativa).
 O maior problema nisso tudo é que a maioria dos seres vivos necessita de água doce
para sua sobrevivência e esta está ficando cada vez em menor quantidade, sendo assim, se
ninguém cuidar, a vida poderá se acabar, ou pelo menos diminuir.

PRINCIPAIS PROPRIEDADES:

O Corpo Humano: Somos 70% Líquido
 A maioria dos pesquisadores concorda que a ingestão de água pura é um dos mais
importantes fatores para a conservação da saúde, prevenção das doenças e proteção do
organismo contra o envelhecimento. Não é para menos: cerca de 10 milhões de pessoas
morrem anualmente de doenças transmitidas pela água.

IMPORTÂNCIA DA ÁGUA EM NOSSA VIDA:

 A Água no Corpo Humano. Cerca de 70 % do corpo humano é formado por água.
Perdemos por dia em condições normais:
 - Respiração (durante a expiração) - 0,4 litro
 - Urina - 1,2 litro
 - Transpiração - 0,6 litro
 - Evacuação - 0,1 a 0,3 litros
 - TOTAL (aproximadamente) - 2,5 litros
 - Quanta água precisa repor por dia: Bebendo água - 1,5 litros. Ingerindo alimentos - 1,0
litro

Estados físicos da matéria
Quando nos referimos à água, a ideia que nos vem de imediato à mente é a de um líquido fresco e incolor. Quando nos referimos ao ferro, imaginamos um sólido duro. Já o ar nos remete à ideia de matéria no estado gasoso.
Toda matéria que existe na natureza se apresenta em uma dessas formas - sólida, líquida ou gasosa. É o que chamamos de estados físicos da matéria.
No estado sólido, as moléculas de água estão bem "presas" umas às outras e se movem muito pouco: elas ficam "balançando", vibrando, mas sem se afastarem muito umas das outras. Não é fácil variar a forma e o volume de um objeto sólido, como a madeira de uma porta ou o plástico de que é feito uma caneta, por exemplo.
estado líquido é intermediário entre o sólido e o gasoso. Nele, as moléculas estão mais soltas e se movimentam mais que no estado sólido. Os corpos no estado líquido não mantém uma forma definida, mas adotam a forma do recipiente que os contém, pois as moléculas deslizam umas sobre as outras. Na superfície plana e horizontal, a matéria, quando em estado líquido, também se mantém na forma plana e horizontal.
No estado gasoso a matéria está muito expandida e, muitas vezes, não podemos percebê-la visualmente. Os corpos no estado gasoso não possuem volume nem forma próprios e também adotam a forma do recipiente que os contém. No estado gasoso, as moléculas se movem mais livremente que no estado líquido, estão muito mais distantes umas das outras que no estado sólido ou líquido, e se movimentam em todas as direções. Frequentemente há colisões entre elas, que se chocam também com a parede do recipiente em que estão. É como se fossem abelhas presas em uma caixa, e voando em todas as direções.


Em resumo: no estado sólido as moléculas de água vibram em posições fixas. No estado líquido, as moléculas vibram mais do que no estado sólido, mas dependente da temperatura do líquido (quanto mais quente, maior a vibração, até se desprenderem, passando para o estado gasoso, em um fenômeno conhecido como ebulição). Consequentemente, no estado gasoso (vapor) as moléculas vibram fortemente e de forma desordenada.

terça-feira, 28 de outubro de 2014

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Ao tomar banho vamos desligando o chuveiro.Conscientizar as crianças em manter desligado para lavar cabelos, fazer barba e outros.

Devemos conscientizar os nossos alunos sobre o desperdício da água,e que devemos economizar mesmo se um dia ela voltar a preencher nossas represas.

sábado, 18 de outubro de 2014

Falta d'água em cidades tem a ver com devastação desenfreada da Amazônia

Chuvas que recarregam reservatórios da região Sudeste são oriundas da Amazônia. Árvores são ‘toque final’ da máquina biológica que produz chuvas.

O chão foi o destino de 20% das árvores da Floresta Amazônica original. Que isso vem acontecendo há anos, todos sabem. O que você provavelmente não sabe é que esse crime ambiental tem a ver com a falta d'água na maior cidade da América Latina. É que a Amazônia bombeia para a atmosfera a umidade que vai se transformar em chuva nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil. Quanto maior o desmatamento, menos umidade e, portanto, menos chuva. E sem chuva, os reservatórios ficam vazios e as torneiras, secas.
É guerra contra a cobiça. No coração da Amazônia, o exército formado pelo Ibama, pela Funai e pela Polícia Federal atinge mais um alvo. Garimpeiros presos, madeireiros multados, equipamentos destruídos. E a prova do crime apreendida. Esse é o front de um conflito que já dura pelo menos quatro décadas no Brasil. Desde que as primeiras estradas rasgaram a floresta para permitir a colonização. Caminhos que acabaram facilitando também o acesso de exploradores gananciosos e sem escrúpulos. Um crime ambiental que ainda está longe do fim.
Uma árvore que leva mais de 100 anos para crescer. E que em menos de um minuto, já pode estar derrubada. E o pior é que a madeira nem é aproveitada. Nesse tipo de desmatamento, o objetivo é simplesmente derrubar tudo, tocar fogo e transformar a área em pastagem para a criação de gado. Um crime ambiental que geralmente só é notado pelos fiscais tarde demais, quando a floresta já virou carvão.

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Historia curta ótimo para trabalhar com os pequeninos

♥ História da Água - Educação Infantil










quarta-feira, 15 de outubro de 2014

O que sera das nossas vidas quando abrirmos a torneira e ver a ultima gota de água cair. É caso de se pensar, refletir e se preocupar mesmo.

A água em nossa vida


A água, como todos sabemos é um elemento essencial para que a vida existe na terra. Nenhum ser, animal ou vegetal sobrevive sem ela. Mais esse não é seu único papel na natureza. Como agente intempérico ela molda a rocha, modifica a paisagem, forma rios, lagos e mares. Sem sua ação intempérica, não teria o solo que nos dá alimentos, e, é a sustentaçãode da vida vegetal existente.
A água também enfeita nossos céus. Quem nunca brincou de descobrir as formas das nuvens quando criança? Quem nunca parou para observar a nuvem no horizonte durante o crepúsculo? Na imensidão do Alaska, ou no deserto de gelo da antártida, assim como nos cumes das montanhas, a água se apresenta em estado sólido, formando paisagem exuberantes que atrai a curiosidade de milhares de ventureiros.
No ambiente urbano, a água tem um papel fundamental, podendo ser fonte de vida ao saciar nossa sede e ajudar em nossa higiene, ou fonte de graves doenças, quando é poluida por nossos próprios dejetos,transformando-se em um veiculo para micro e macro organismos maléficos. Ela também é essencial para regular o clima da cidade, pois como tem capacidade de armazenar calor pode colaborar com arefecimento da mesma. Em cidades que a água  e a vegetação aparece com menor frequencia o micro clima urbano pode variar em  9  a mais do que em ambientes naturais. A chuva faz parte do ciclo da água e é graças a ela que muitos dos nossos mananciais se mantem abastecidos, que nossas lavouras continua produzindo alimento para nossa mesa, porem ao encontrar o solo impermeabilizado da cidade o que é uma dádiva para a agricultura, pode se tornar um pesadelo para muitos. A ocupação irregular em área de alagamento (várzeas), a poluição excessiva, a retirada indiscriminada das matas similares e a própria impermiabilização do solo urbano são responsáveis por enchentes que deixam milhares de pessoas desabrigadas todos os anos. É a natureza dando sua resposta pelos ataques que sofre.
A água no ambiente urbano tambem pode ter sua função estética e de lazer, enfeitando praças e chafarriz, formando lagos ou ou sendo utilizada em parques aquaticos e clubes, ela ajuda  melhorar nossa qualidade de vida.
A água é uma grande aliada da vida, mais muitas vezes nos  mesmos a transformamos em uma arma por não respeita-la da forma devida. O futuro de todo o planeta depende dela, e está em nossas mãos encontar meios para preserva-la.



A Água
Água: um bem precioso.
A água ocupa a maior parte do planeta: basta dar uma olhada em um globo terrestre para perceber isso.

Ela é composta por dois elementos químicos:
 o oxigênio e o hidrogênio. Para cada oxigênio, ela tem dois hidrogênios e, por esse motivo, ela é representada assim: H2O.


A água é a substância mais abundante do planeta. Ela é encontrada nos oceanos, no gelo, em rios, lagos, chuvas, no ar que respiramos, no solo e abaixo dele (nos lençóis freáticos). 
 

quarta-feira, 1 de outubro de 2014


Modelos de Atividades




CURIOSIDADE: ÁGUA-VIVA BRILHANTE
 

Atividade de Ciências

Como fazer chover para ensinar para as crianças o ciclo da água.

Utensílios que vai usar:

1- Aquário vazio
1-Um copo graduado com água quente (colocar dentro do aquário)
2-Placa de Petri vazia aberta ( colocar dentro do aquário)
  
Tampar o aquário com um plastico e encima desse plastico colocar pedra de gelo.
Depois de uns 5 minutos vai começando  a chover dentro do aquário.
As crianças vai amar ver a chuvinha. Depois pode fazer uma roda com as crianças e ir passando a placa que vai conter as gotículas de água.

As crianças adoram essa experiência.
Essa é uma ótima ideia para trabalhar com as crianças.Confeccionar um painel com o carimbo das mãozinhas deles, representando o mar.